segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jornal do Commércio 2





» EDUCAÇÃO
Respeito e disciplina através do jiu-jítsu
Publicado em 15.08.2010

Professor ensina luta a estudantes de escola pública de Garanhuns

Danielle Carvalho

dcarvalho@jc.com.br

É no tatame de uma escola estadual de Garanhuns, Agreste, bairro da Boa Vista, que o professor de história Pedro Henrique de Melo Teixeira, 30, ensina a alunos e moradores de comunidades carentes o significado da palavra cidadania. Durante as aulas de jiu-jítsu, cerca de 25 jovens exercitam a concentração, o respeito ao próximo e a disciplina. Eles estão preparados para competir. No entanto, falta o quimono, roupa exigida pelos torneios no Estado.

Pedro Henrique é lutador da modalidade há 11 anos e dá aulas de história nos três turnos do dia. Toda quarta-feira, ao meio-dia, ele treina os alunos com apoio de amigos lutadores. “A ideia nasceu da vontade de ensinar disciplina e hierarquia, que são muito fortes no jiu-jítsu. Também queremos formar atletas e assim eles podem ter a chance de uma vida melhor.” O projeto Lutando por Cidadania teve início em fevereiro deste ano.

Inicialmente, apenas alunos da escola podiam participar. Em pouco tempo, o projeto se espalhou pelas comunidades e cidades vizinhas. “O efeito das aulas está repercutindo de maneira muito positiva no desempenho escolar deles. A direção do colégio elogia o comportamento deles, que aprenderam a ouvir o professor e aproveitar mais o conteúdo ensinado”, comemorou Pedro Henrique. “Para os que não são alunos da unidade, o efeito também é positivo. Os convidados ajudam a preservar a escola e o ambiente de treino”, completou. Os alunos precisam de quimonos para participar das competições. Quem quiser ajudar pode ligar para (87) 9610.8008.

Além do jiu-jítsu, Pedro Henrique ainda reforça o inglês dos alunos do ensino médio. Desde setembro do ano passado, no horário de almoço e uma vez por semana, um grupo de nove estudantes discutem questões do vestibular e enriquecem o vocabulário. “Eu estudava inglês e precisei parar por falta de tempo. Então juntei minha necessidade de praticar a língua com a dos alunos de aprender”, contou.

Dois alunos já se comunicam na língua e estudam sozinhos. “Aos sábados, sempre que é possível, ministro as aulas em minha casa. É a oportunidade que eles têm de aperfeiçoar o inglês para conseguir um bom emprego, principalmente com a Copa do Mundo chegando”, conclui.

3 comentários:

  1. Eitah porrah , ... No jornal ,mês que vem nós vamos esta na TV KKKKKKKKKKKK!!
    e depOis em NEW YORK!!!!

    Brincadeiras a parte , isso é resultado de um trabalho em equipe e claro PEDRO que nos deu essa oportunidade .... VLW ")

    ResponderExcluir
  2. Ei daqui a pouco vai apareçer no Ação Programa do Serginho Grosmam.
    Valeu Pedro parabéns mais uma vez.
    Tenho orgulho dessa galera.
    Ei eu FIz parte dessa História Viu.
    Abração p todos ai e saudade.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz em saber de seu esforço por esses meninos. Você sempre foi uma pessoa admirável e lutadora. Parabéns e desejo a continuação desse projeto por muito tempo para continuar mudando a vida dessas pessoas. Qualquer coisa que eu possa ajudar, é só comunicar. Abraço.

    ResponderExcluir